No dia vinte de maio, aconteceu mais um encontro de formação para Secretários e auxiliares Paroquiais do vicariato São João, tendo como tema, “Saúde mental”, conduzido pelo Pe, Alessandro Mendonça Nonato, SDV e especialista em Psicanálise, com participações do Pe. Irineu, Simara, Secretários(as) e Auxiliares Paroquiais.
O Pe. Alessandro iniciou fazendo um breve relato sobre o que é saúde e doença, segundo a OMS, ou seja, “Saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social, onde o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais e consegue lidar com o estresse da vida. A doença é um conjunto de sinais e sintomas que afetam o bem estar do paciente.” A doença mental é a condição de saúde que envolve mudanças na emoção, pensamento ou comportamento associados à angustia e ou problemas no convívio social, de trabalho e familiar.
A abordagem desse tema torna-se necessária, principalmente nesse período de pandemia, pois vivemos momentos de instabilidades afetiva, profissional e financeira. O Brasil é um dos países onde se têm mais pessoas ansiosas no mundo, milhões são afetadas com esses problemas, mas poucos procuram ajuda, boa parte por esconderem seus problemas e a maioria por nem desconfiarem que os sintomas são de doença mental. O Padre Alessandro faz um alerta para a necessidade de procurar ajuda especializa ao detectar sinais e sintomas, pois o diagnóstico tardio pode evoluir para depressão ou até mesmo suicídio, principalmente em homens jovens, pobres e negros que são a maioria.
É necessário ficar atento aos sinais e sintomas sempre que perceber humor oscilante, falta de sono recorrente, dores no corpo sem diagnóstico de doença física, ansiedade extrema, problemas que causam sintomas emocionais, comportamento compulsivo, apatia prolongada, incapacidade de lidar com problemas do dia a dia, procurar por ajuda.
O recomendável para manter uma boa saúde mental é adquirir hábitos saudáveis de alimentação, prática de exercícios físicos, boa leitura, convívio social e familiar, além, é claro, de um bom relacionamento no ambiente de trabalho em suas relações com o outro.
O encontro foi enriquecedor para todos, muito esclarecedor para que os auxiliares de secretaria possam se entender melhor e tomar atitudes que possam preservar a saúde mental, bem como poder orientar outras pessoas que estejam passando por problemas.