Ao entardecer do dia 25 de abril, IV da Páscoa, dedicado ao Bom Pastor, Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, celebrou a Festa do Bom Pastor, com os jovens do Seminário Propedêutico, em Itapetinga.
Tendo como concelebrante, o Pe. Uatos Pires, Reitor do Seminário Propedêutico, Dom Josafá memorou em todos os instantes a vocação do Pastor.
Em sua homilia, o Metropolita afirmou a certeza de Cristo sobre a morte onde Ele Ressuscitou e que está próximo de nós. Discorreu também o significado das leituras nesse Tempo Pascal, durante IV Domingo da Páscoa, que Jesus se apresenta como “Eu sou o Bom Pastor” .
Vale a pena compreender que a imagem do pastor é a mais rica e significativa, porque ele zela e cuida do seu rebanho e em várias passagens bíblicas Deus se revelou ao seu povo como esse “Bom Pastor” para exemplificar ele nos trouxe a história da opressão do povo de Israel no Egito, ondeEle se manifesta para salvar seu povo e essa manifestação se dar através do cuidado e da misericórdia de Deus com seu povo.
Continuou “parabenizando” o povo por ter manifestado no dia de hoje (Solenidade do Bom Pastor” ) a circulação nas mídias sociais a imagem de Jesus Cristo o Bom Pastor.
Jesus tem o seu rebanho (que somos nós seus filhos) mas Ele tem um cuidado particular com cada um de nós, ou seja, Jesus cuida de nós de uma forma única.
Deus nos chamou de filhos e por isso somos convidados a imitar a seu filho Jesus. Os pais são convidados a serem bons pastores, os professores são convidados a serem bons pastores e assim todos nós em todas as áreas da nossa vida somos chamados a serem bons pastores.
Com maior ênfase no dia de hoje, o Ministro Ordenado que tem a missão de nos trazer de fato a imagem do Bom Pastor, por isso hoje rezemos pelas vocações para que possamos ter Bons Pastores.
Concluindo sua homilia ele nos trouxe mensagem do Papa Francisco sobre o Sonho de São José, que o Sonho de São José se revela no amor. “É o amor que dar sentido a vida, pois se revela o seu mistério, pois só se tem a vida se dar a vida, só possui de verdade a vida quem se doa plenamente”. e finalizou: “A nossa vocação é o amor”.