Prot. N. 0135/2021
Circular 0011/2021
Aos Párocos, Administradores Paroquiais e fiéis da Arquidiocese de Vitória da Conquista.
Neste ano em que celebramos o “Ano de São José”, patrono de toda Igreja, somos interpelados pela experiência do chefe da Sagrada Família, que nos convida a viver com o coração voltado para o alto, onde descobrimos e fortificamos a nossa experiência de fé, e a estarmos atentos a voz do anjo, que nos faz voltar os olhos para a realidade.
Enquanto dimensão vocacional, a nossa prece ao padroeiro da Igreja é que continue provendo a grei do Senhor, com vocações servidoras do evangelho, voltadas para as coisas do alto (cf. Col 3,1), e atentas ao clamor de Deus e dos homens, a fim de que o anúncio do evangelho seja sempre provido em nossa Arquidiocese e toda a Igreja.
De outra parte, não podemos esquecer que São José foi o provedor da Sagrada Família, em seu esforço silencioso e incansável em não deixar faltar o necessário para Jesus e Maria. Nisso notamos a forte motivação de nossas Comunidades e Paróquias para o gesto concreto em favor dos nossos Seminários e Casa de Formação, que recebem e preparam os futuros sacerdotes de nossa Igreja Particular. Somos gratos ao trabalho dos zeladores e sócios da OVS que têm contribuindo diretamente com formação dos futuros pastores da Igreja.
Segundo o Documento do nosso Primeiro Sínodo Diocesano: “O Seminário seja considerado o coração da Arquidiocese. É aí que estão sendo formados os futuros pastores. É de responsabilidade dos fiéis orarem pelas vocações e colaborarem materialmente com as casas de formação” (nn. 67 e 68). Neste sentido, recordamos e incentivamos o precioso gesto de partilha que acontece por ocasião das coletas de alimentos nas festas dos padroeiros e titulares das Paróquias de nossa Arquidiocese. Atitude bonita, generosa e caminho que insere diretamente o nosso povo no processo vocacional dos jovens seminaristas, num espírito de corresponsabilidade.
Confiando na intercessão de São José, rezemos pelo conforto dos doentes e a paz nas famílias, invocamos as bênçãos do Senhor e a proteção de Nossa Senhora das Vitórias, nossa excelsa padroeira arquidiocesana.
Dada em nossa Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, aos 11 dias do mês de junho do ano do Senhor de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do clero.
Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista
Pe. Técio Andrade Lima
Chanceler do Arcebispado