“Diante do insistente e justo pedido de muitos fiéis, a nós formulado, em
favorecer o piedoso propósito de que sejam realizadas orações privadas nas intenções da glorificação de Dom Henrique Soares da Costa, julgamos oportuno submeter, antes, tal pleito ao parecer do Colégio dos Consultores desta Diocese, cujo voto consultivo muito nos ajudou. Em seguida, diante do Santíssimo Sacramento, submetemos a devota demanda dos fiéis para aprovação do Divino Mestre. Em consequência, julgamos LEGÍTIMO e OPORTUNO acolher o pedido dos fiéis, elaborando subsídios e aprovando-os com a nossa autoridade de Sucessor dos Apóstolos.” lê-se em um trecho do decreto promulgado por Dom José Ruy Gonçalves Lopes,OFMCap., Bispo de Caruaru.

A autorização da Igreja foi motivada pela ação espontânea de diversos fieis em todo o Brasil, “O natalício para a eternidade do saudoso irmão no episcopado Dom Henrique Soares da Costa gerou nos corações de muitos fiéis católicos, dentro e fora dos limites  desta Igreja diocesana que peregrina em Caruaru  um piedoso e uníssono desejo de que a Santa Igreja, observada a normativa específica sobre a questão, possa um dia instituir e instruir o processo de beatificação deste muito estimado irmão, ínclito pastor  da Diocese de Palmares, Pernambuco”, conforme está escrito no texto do decreto.

Na ocasião, o Bispo de Caruaru entregou as ínsignias episcopais de Dom Henrique, dizendo: “Vou devolver a Mitra de Dom Henrique porque os seus despojos, embora estejamos aos pés da Cruz não são repartidos. Ele já está na glória, ele não usa mais as insignias episcopais porque as suas vestes estão alvejadas no sangue do Cordeiro. Recebam e guardem como a grande relíquia deste grande bispo que foi um grande dom para a Igreja de Palmares”

A oração e novena aprovadas, constituem-se apenas para recitação privada, isso é, não podem ser recitadas em ações litúrgicas, isto é, nas celebrações sacramentais e a Liturgia das Horas.

Dom Henrique Soares

Faleceu no dia 18 de julho de 2020, aos 57 anos de idade, vítima da Covid-19. O Bispo estava internado há duas semanas na UTI do Hospital São José, em Recife.

Dom Henrique foi pioneiro do bom uso das mídias digitais para a Evangelização, fazendo-se presente desde o início dos anos dois mil, com o seu tradicional Blog, onde dispunha de reflexões da Liturgia da Palavra, que cresceram e ganharam popularidade juntamente com o avanço da tecnologia da comunicação e a inserção dos católicos nesse meio.

Acompanhe o Decreto, a Oração e a Novena abaixo: