No entardecer dessa quarta-feira, 4 de agosto, aconteceu no Centro da Juventude – Saviluz, das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, o primeiro Encontro das Irmãs Octagenárias. Onde as Irmãs partilharam sobre a vocação que como bem recordou a Irmã Cristina Maria (Sacramentina): “Vocação é o toque de Deus no coração”.

Também puderam recordar a alegria do chamado, da escuta do Senhor que outrora disse: “ Vem e segue-me” e que hoje continua a chama-las para segui-lo e servi-lo na missão sobre tudo de serem testemunhas da alegria e do amor. Na oração e na partilha da vida como serviço e dom, aproveitando hoje as redes sociais como o lugar para o anúncio da Palavra.

A ideia teve por iniciativa do Pe. Técio Andrade e que foi bem acolhida pela Comunidade Religiosa.

O encontro teve por presença de quatro irmãs com mais de oitenta anos, pertencentes à Ordem da Anunciação, Religiosas do Santíssimo Sacramento e Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.

Dividindo-se em seis momentos, sendo estes:

  • Acolhida e Oração: Chamadas por Deus – Fazendo memória do encantamento inicial
  • Momento de Testemunho do Carisma dos Fundadores.
  • Testemunhos Pessoais, onde, a beleza de uma vida empenhada ao serviço da Igreja pode ser condensada em algumas palavras. Entre eles, podemos registrar:

A Ir. Maria Cândida, da Ordem da Anunciação, relatava que apesar dos seus 84 anos, sente-se ainda jovem.

Já a Ir. Maria Lopes, das Irmãs dos Pobres, recordou a Materna presença de Nossa Senhora em todos os instantes de sua vida.

Também a Ir. Maria Sofia, das Sacramentinas, disse que agradece a Deus pelo dom da idade, e que agora ela pode empregar melhor os dons que Deus lhe deu.


A Ir. Cristina, aos seus 89 anos expressava a alegria do seu ser missionário, ainda em tão longeva idade, não mais agora com o contato direto com os pobres, mas por meio das redes socias, com aqueles que mais precisavam.

  • A Santa Missa
  • E por fim, um momento de confraternização e a partilha da Longevidade e das alegrias da vitalidade e da vida religiosa.