Na manhã de terça, 29/9, às 5h30, já se ouvia o prenúncio dos festejos à São Miguel Arcanjo, nas proximidades do Bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista.

A Paróquia São Miguel Arcanjo, em seu novenário trabalhou a perspectiva das CEB’s, com o tema: “CEB’s: povo de Deus, 2020 anos de caminhada“. E nesse ano de 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a Paróquia reinventou seu modo de festejar.

Durante os nove dias que antecederam a Festa, as Comunidades simultaneamente celebravam, juntamente com o Pe. Zenilton Dias Santos que diariamente se fez presente uma vez, em cada comunidade, para Celebrar a Santa Missa.

Dom Josafá Menezes da Silva presidiu a Celebração Festiva, que aconteceu às 18h na Matriz, na ocasião, havia um número restrito de fieis, por conta das normativas de contenção ao contágio da Covid-19; entretanto, mesmo em número reduzido, os presentes, demonstraram-se muito animados para a celebração, juntamente com ministério de música, externalizaram viva a lembrança das Comunidades Eclesiais de Base, cuja experiência da Paróquia São Miguel foi marcante.

Na Celebração Eucarística, também concelebraram o Pe. Zenilton, Pároco e o Pe. Lucas Pires, da Diocese de Aracajú e filho da Paróquia São Miguel.

No final da Missa, foram feitos os agradecimentos dos responsáveis pela Comissão de Festa: Robert da Pastoral Familiar e Rita. Robert fez um discurso recordando as dificuldades para organizar a festa em tempo de pandemia, mas muito relatou está muito emocionado por ter conseguido, em pouco tempo, depois da abertura das Comunidades para acolher presencialmente os fiéis, a união e o empenho da comissão que organizou a programação e a realização dos festejos.

Rita recordou as Comunidades de Base e como participaram todas do novenário. Depois também as palavras do pe. Zenilton que lembrou D. Conceição dos Cabelos Brancos que ainda tomou a palavra para recordar a história da Paróquia.

Logo depois da bênção final, os presentes organizaram-se para uma carreata, onde percorreram todo o Território Pastoral da Paróquia São Miguel (Alto Maron, Pedrinhas, Panorama, Primavera, Santa Cécilia, Flamengo, Alto da Colina, Alto da Conquista), com a imagem de São Miguel no andor com flores vermelhas misturadas com rosas cor de prata, confeccionadas pelos jovens com latinhas de cervejas e refrigerantes.

São Miguel, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no supremo juízo !