Na noite de quinta-feira, 1º de outubro, Dom Josafá Menezes da Silva, celebrou na Paróquia Santa Teresinha, em Vitória da Conquista, juntamente com o Fr. Orlando Santos Oliveira, OFMCap e o Pe. Técio Andrade Lima, tendo por tema: “Com Santa Teresinha, praticamos a vontade de Deus!”.
Por conta das restrições sanitárias acerca do novo coronavírus, os festejos de Santa Teresinha contaram com uma presença reduzida de fieis, o que não reduziu e nem intimidou o fervor dos devotos da Santa de Lisieux.
Em sua homilia, o Arcebispo, lembrou aos presentes o contexto extraordinariamente normal em que vivera Santa Teresinha e o quanto uma autêntica educação católica é proveitosa para as famílias e para a sociedade. “Tenho pais mais dignos do céu do que da terra”, dizia, Teresa, e ante todas as dificuldades que enfrentou no convento, ela sempre preferiu pagar o mal, com o bem, a tristeza, com a alegria, e tudo que se dedicou a fazer, o fez da melhor forma possível.
Até que no dia 30 de setembro de 1897, por volta das 19h20 Teresa morre diante da comunidade reunida, depois de uma agonia de dois dias, proferindo suas últimas palavras: “Oh! eu O amo! Meu Deus… eu Vos amo!”
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós !