Com 37 anos (2023) de fundação do Instituto de Filosofia Nossa das Vitórias – IFNSV, destacamos alguns marcos desta trajetória que valem a pena ser revividos por meio deste relato histórico. Para tal, convidamos você, amigo leitor, para adentrar no ano de 1986, mais precisamente no mês de março, quando, mediante o empenho de D. Celso José Pinto da Silva (In Memoriam), juntamente com o clero diocesano, implantou-se, canonicamente, na então diocese de Vitória da Conquista, o Instituto de Filosofia, na sede do 2º andar da Cúria Diocesana, conforme relatório à Congregação da Instituição Católica, datado em 25 de Março de 1991, redigido por Mons. Ângelo Domingos Salvador, bispo da Prelatura da Coxim, visitador apostólico em setembro de 1988. Deu-se, assim, a inauguração do curso acadêmico de Filosofia e registrou-se a primeira ata de sua instalação. O objetivo da Instituição era atender às necessidades da formação do sub-regional V do NE3 da CNBB e, posteriormente, atender também a religiosos e leigos.

Naquele ano, a composição administrativa foi a seguinte: Pe. José Messias do Nascimento (1º Diretor, exercendo a função até o ano de 1991), José Dias do Nascimento (1º secretário, atualmente diácono permanente desta Arquidiocese). O corpo docente e respectivas disciplinas foram: Pe. José Messias do Nascimento (psicologia geral e psicologia do desenvolvimento); Prof. Rolph Cabeceiras (as disciplinas históricas e culturais), Irmã Maria Vanilda (metodologia científica); Prof. Espedito (Antropologia cultural); Prof.ª Madalena (Sociologia); Prof.ª Dilma Bitencourt (Português fundamental); Pe. Bruno Baldacci in memoriam (Língua Latina); Rolph Cabeceiras (História da Filosofia I e II); Prof. Cleonídio (História da Filosofia III e IV). Foram convidados para lecionar: Pe. Benedito Soares (in memoriam), Lógica I e II; José Dias do Nascimento, História da Filosofia, acumulando a secretaria do Instituto.

À medida que o curso ia tomando corpo e alguns leigos foram se aproximando do Instituto, novas matérias foram incorporadas ao quadro curricular, entre elas: Didática I e II; Estrutura e Funcionamento de Ensino; Introdução à Economia e Língua Francesa.

Entre os anos de 1988 e 1990, com a conclusão da 1ª turma, o Instituto de Filosofia foi recebendo novas turmas oriundas das dioceses irmãs: Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Caetité, Bom Jesus da Lapa. Infelizmente, o sonho de unir a província num mesmo processo formativo não perdurou. Aos poucos cada uma, por seus motivos, foi se retirando do Instituto.

O Instituto passou por algumas mudanças de sede. Iniciou na cúria, posteriormente, foi transferido para o antigo seminário, espaço onde hoje é a atual Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC. Devido às especulações quanto à segurança da construção, o seminário foi vendido e a sede do Instituto passou a funcionar na galeria Dom Climério. Finalmente, em 02 de julho de 2001, foi inaugurado o novo prédio do Instituto de Filosofia com uma grande festa celebrativa. Na ocasião, era Reitor do Seminário o Pe. José Roberto Silva Carvalho (hoje bispo da diocese de Caetité), o Administrador Diocesano era o Pe. Bruno Baldacci (In memoriam) e o Prefeito de Estudos era o Diácono José Dias do Nascimento. Com as novas instalações, o Instituto de Filosofia passou a ter um ambiente educativo bem estruturado e modernizado. Assim, assumiu personalidade jurídica no dia 21 de novembro de 2002, arcebispado de D. Geraldo Lyrio Rocha – 1º Arcebispo de Vitória da Conquista – BA. Na oportunidade, o Pe. João Santos Cardoso, doutor em Filosofia da Linguagem pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma 2003 (atual bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa), foi nomeado Diretor do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias.

Em 2001, o Instituto recebeu sua atual secretária, Geralda Alves Faria, que substituiu o antigo secretário Luciano Portugal, que por sua vez, em 2000, havia substituído a Secretária Useene Leal, que se tornou professora do Instituto na área de epistemologia.

O Pe. João Cardoso trouxe algumas inovações pedagógicas para o Instituto, entre elas, destacam-se o trabalho de conclusão de curso que passou a ser a Monografia (antes o TCC era a elaboração escrita e oral de uma síntese, contendo numa determinada temática sobre os vários pensadores ao longo da História da Filosofia); a utilização de normas bibliográficas próprias do Instituto; a reestruturação da grade curricular, bem como do programa de cada disciplina com suas determinadas ementas e promoveu a renovação do acervo da biblioteca com a aquisição de novas obras bibliográficas.

Em 25 de outubro de 2007, o Diretor do Instituto, Pe. João Santos Cardoso, firmou parceria para o curso de convalidação em Filosofia com a FACE – Faculdade de Ciências Educacionais e FBB – Faculdade Batista Brasileira para os alunos concluintes e ex-alunos do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias. Esse suporte foi prorrogado até o ano de 2010, tendo concluídas 03 turmas de convalidação – 1ª turma: 40 alunos, 2ª turma: 28 alunos e 3ª turma: 16 alunos, total de 84 alunos matriculados, dos quais 74 graduaram-se licenciados em Filosofia. Anterior ao ano de 2008, outros ex-alunos, por iniciativa própria, fizeram convalidação em diversas faculdades brasileiras.

Muitos professores contribuíram e/ou contribuem para a formação filosófica nestes 34 anos de Instituição. Aproveitamos aqui para agradecer a todos que, direta ou indiretamente, têm-se dedicado e apoiado o trabalho desenvolvido no Instituto.

Em 2012, a Arquidiocese, na pessoa do então arcebispo D. Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., firmou acordo com a Ação Educacional Claretiano para oferecer a graduação em Filosofia aos alunos do Instituto, desenvolvendo um trabalho em conjunto com a faculdade EAD, através do oferecimento de aulas presencias da maioria das disciplinas filosóficas e outras em formato de extensão e cursos extras sob a direção do então Pe. José Mozart Tanajura Júnior.

Atualmente, no arcebispado de D. Josafá Menezes da Silva, o Instituto está sob a direção do Pe. Dr. Zenilton Dias dos Santos (na função desde 2014), tem sede anexa ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias. O curso tem duração de 3 anos, as aulas são ministradas de segunda a sexta, das 7:30h às 11:50h e, ao concluir o curso, o aluno é graduado bacharel em Filosofia.