Na tarde dessa quinta-feira, 17 de dezembro, aconteceu no Salão Dom Climério, uma homenagem à Maria do Carmo Rocha Lula – Carminha, em gratidão pelos 60 anos de serviços prestados à Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Tendo sido admitida na até então Diocese de Vitória da Conquista, em maio de 1960, Carminha, prestou relevantes serviços, ao setor de Laudêmio, passando pelos diversos governos episcopais até o seu afastamento em março de 2020, mediante ao agravamento do contágio pela Covid-19.

A Homenagem contou com a presença de Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano; Mons. Gerson de Jesus, Vigário Geral; Pe. Alessandro Alves, Ecônomo e o Pe. Técio Andrade, Chanceler do Arcebispado, além da maioria dos funcionários da Cúria Metropolitana, e alguns amigos que Carminha fez com o passar dos anos no Setor do Laudêmio.

A Homenagem iniciou com um breve discurso de Elielma França, que durante muitos anos foi colega de trabalho de Carminha e logo após, o Pe. Alessandro manifestou sua gratidão por todo o empenho prestado ao longo de todos esses anos de serviço.

Também, Dom Josafá fez um breve comentário sobre o nome Maria do Carmo, onde, associa-o ao Monte do Carmo, onde Deus manifesta sua força, tendo-a como sobrenome o “Rocha”, e por isso, manifestação de sua força e solidez e agradeceu, em nome de todos os Bispos que já passaram pela Arquidiocese.

Ao término da homenagem, foi descerrada uma placa em agradecimento pelos 60 anos de trabalhos realizados, que será anexada no arquivo do Laudêmio e todos os presentes cumprimentaram Carminha e externalizaram sua fraterna amizade.