Excelentíssimos senhores e senhoras,

Era nosso desejo participar presencialmente da cerimônia de posse que está acontecendo na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, em nossa querida cidade de Vitória da Conquista, mas em razão dos cuidados com o novo pico da pandemia da COVID-19, dirijo-me a vossas senhorias para externar os votos de que o novo ano que se inicia seja promissor para o nosso município e para todo o Brasil e o mandato que estão assumindo neste momento promova o bem comum, a justiça, a paz e a concórdia.

Conforme recordou o Papa Francisco, a missão que os senhores e senhoras receberam do povo nas últimas eleições municipais se constitui uma ocasião importante para os cidadãos e cidadãs de Vitória da Conquista:

“Com efeito, a função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo. Se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas, a política pode tornar-se verdadeiramente uma forma eminente de caridade.” (Mensagem para a celebração do Dia mundial da Paz 1º de janeiro de 2019).

Considerando a salutar laicidade do Estado, formulamos votos de paz e pleno desenvolvimento para o nosso município.

Invoco sobre todos (as), as bênçãos de Deus, especialmente ao sr. Prefeito Herzem Gusmão, rezando por sua plena recuperação e retorno a nossa cidade.

O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face,
e se compadeça de ti!
O Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê a paz! (Nm 6,23).

Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista