Estimados irmãos,
Há quarenta anos a Igreja no Brasil celebra em agosto o mês vocacional. Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos convida a refletir o tema: “Cristo nos salva e nos envia” e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).


A Mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações tem o título sugestivo: “São José: o sonho da vocação”. Neste tempo de desencantamento em que vivemos, é preciso resgatar a dimensão do sonho da vocação, não como fuga da realidade, mas como motivação que nos faz deixar tudo para seguir a Jesus mais de perto. Os jovens são sonhadores (cf. Christus Vivit, 15), eles sonham com a felicidade, a Igreja deve acolher esse sonho dos jovens, colocando-o em sintonia com o sonho de Deus.
Cristo nos salva por seu Mistério Pascal e nos envia a anunciar. Mas anunciar onde? Como? A quem? As respostas para essas perguntas estão na escuta da Palavra de Deus. Sem oração não saberemos o que Deus quer para a nossa vida. Por isso, este mês vocacional deve ser um tempo de oração e reflexão. Sabemos que a Pandemia da Covid-19 nos impõe muitos limites, mas precisamos inovar. Peçamos ajuda aos jovens para usarmos as novas tecnologias, eles têm muito a nos ensinar.


Sugerimos alguns eventos: vigília vocacional, bate-papos vocacionais, retiro, encontros com jovens, encontro com namorados, encontro com noivos, etc.


Convocamos a PASCOM das nossas Paróquias para movimentar as redes sociais com a cultura vocacional. Para além dos eventos e dos cards nas redes sociais, nos empenhemos no testemunho alegre da vivência de nossa vocação.


Recordamos que no dia 28 de agosto às 16h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias teremos a alegria de celebrar a Ordenação Diaconal dos seminaristas Luan, Lucas e Rafael, pedimos que intensifiquem vossas orações por estes nossos irmãos.
Agradecemos aos Padres e suas respectivas comunidades paroquiais pelo envio dos mantimentos recolhidos, nas festas dos padroeiros e titulares. O Primeiro Sínodo Diocesano de Vitória da Conquista n. 68 também indica uma Coleta para o Seminário, no último final de semana deste mês. Somos todos corresponsáveis pelas vocações sacerdotais.


Em suma, sejamos sonhadores de um mundo melhor, cientes de que “Cristo nos salva e nos envia”. Abramos nossos corações a Palavra de Deus que nos empele ao discipulado do único mestre Jesus Cristo. Desejamos a todos um santo mês vocacional!

Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista