Na noite do dia 27 de agosto, Memória de Santa Mônica, o Pe. Alessandro Mendonça Nonato, SDV, iniciou seu Ministério Pastoral, como Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista.
Antes da Celebração o Revdo. Padre, professou a Fé pelo Credo Niceno Constitanopolitano, bem como fé naquilo que a Igreja ensina pelo seu Magistério, frente a Dom Josafá, Arcebispo Metropolitano, que acolheu a profissão do Padre e deu prosseguimento à Cerimônia.
Seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19, a Celebração Eucarística teve uma quantidade restrita de fiéis, mantendo o distanciamento social e as demais normativas dadas pelas últimas Determinações Pastorais para esse tempo de pandemia.
Tendo, por Celebrante, Dom Josafá, Arcebispo Metropolitano, o qual teve por concelebrantes, Pe. Ariosvaldo de Jesus, Vigário Regional; Pe. Alessandro Nonato, SDV; Pe. Edmilton Romão, SDV; Pe. Black; Pe. Gilmar; e demais Padres da Comunidade Vocacionista: Pe. Albino, SDV, Pronvicial da Província dos Padres Vocacionsitas no Brasil; Pe. Danilo, SDV; Pe. Eudete, SDV; Pe. Jonas, SDV; e o Pe. Wilson, SDV; a Santa Eucaristia foi conduzida em clima orante.
Antes dos Ritos Iniciais, o Pe. Alessandro, prestou seu Juramento de Fidelidade, frente aos presentes. Seguindo a Liturgia, também recebeu os Livro dos Santos Evangelhos, onde foi lembrado da sua missão de ser Proclamador e Mensageiro da Palavra em todos os momentos de seu Ministério Pastoral.
Em sua homilia, o Arcebispo, comentou sobre o início da atuação dos Padres Vocacionistas no Brasil, aludindo ao primeiro pedido de Dom Florêncio, Bispo de Amargosa, ao Pe. Justino Russolillo, fundador dos Padres da Congregação das Divinas Vocações que só vieram ao Brasil após a Bênção Pontifícia.
Continuou, evocando a memória do Pe. Antonio Polito, SDV, que tanto contribuiu nos primeiros anos da Paróquia e difundiu o carisma missionário da Congregação, também desejou que o Pe. Alessandro continue a perpétuar o ardor da vida religiosa em seus novos paroquianos.
Prosseguiu sua pregação afirmando que no Evangelho do Dia, as 10 Virgens representam à Igreja e o Esposo, o Cristo Jesus, e que o atraso da vinda do noivo, deve-se a longa negociação do valor matrimonial com os sogros e que podemos concluir que Nosso Senhor, oferece um preço muito alto para adquirir a sua esposa que é a Igreja. E que lamentavelmente alguns membros da Comunidade representada pelas 10 Virgens, não é reconhecida pelo Esposo. E que para as Virgens imprudentes faltavam o óleo do amor – exortando para que a Comunidade a serem como as Virgens Prudentes, trazendo sempre o óleo do amor do serviço.
E finalizou citando Santo Agostinho, que conheceu Cristo no leite materno, e que ele não pode ser explicado sem a presença de sua santa Mãe, Santa Mônica, que a gerou por duas vezes, uma vez para o mundo e outra para o Cristo. A Igreja é Mãe e a Paróquia exerce essa missão de grande finalidade e que a Comunidade Paroquial seja capaz de sempre gerar a vida nova para seus filhos e filhas.
Seguindo o Rito, o Metropolita entregou os símbolos de posse ao novo Pároco, a chave da igreja, do Sacrário, o Óleo do Batismo, a Estola Roxa, para atendimento das Confissões, e por fim, a Sede Presidencial, o que caracterizou oficialmente a Posse do Pe. Alessandro Nonato, SDV.
Terminada a Celebração, o Pe. Edmilson Romão foi apresentado como Vigário Paroquial e a Comunidade Paroquial receberam festivamente o novo Pároco e Vigário.
Em seu discurso, o Pe. Alessandro disse à comunidade que possui como lema: “O que sou, sou pela graça de Deus”. Em seguida agradeceu a Congregação pela confiança de entregar mais uma paróquia. Fez memória aos padres Polito, Lisboa e Silvino. E, por fim agradeceu à presença da comunidade e dos visitantes.Por fim, o Pe. Albino, Provincial, lembrou que a vocação sacerdotal deve ser uma vida itinerante, e pede orações tanto por aqueles que estão saindo para novas missões, assim como os que agora assumem a Paróquia.
Por fim, o Pe. Ariosvaldo leu a Ata de Posse do novo Pároco, todos receberam a Bênção Final e foram dar seus cumprimentos aos novos Servidores Paroquiais.