Durante os dias 13 a 22 de maio, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto, realizou o novenário em honra à sua copadroeira.

Venerada como a santa das causas impossíveis, a festa de Santa Rita, neste contexto de pandemia, ganhou contorno ainda mais suplicante e fervoroso, onde seus devotos aproveitaram esse forte momento de oração para também pedir pelo fim da Covid-19.

Neste ano, a festa teve como tema “Com Santa Rita, renovamos nossa Fé e Esperança”e o lema “Alegrem-se na esperança” (Rm 12,12). 

Por conta das restrições sanitárias para evitar o contágio do vírus, a Paróquia vivenciou o novenário com a presença reduzida dos fiéis nas celebrações, os quais, agendaram previamente sua participação.

1ª noite

Com tema: “A esperança abre horizontes”, a abertura do novenário teve por presidente, o Pe. Robison Martins, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Cândido Sales.

2ª noite

Com tema: “Silenciar e escutar a voz de Deus no olhar do necessitado”, a segunda noite do novenário teve por presidente, o Pe. Antônio Melo, Pároco da Paróquia Sennhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra, e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

3ª noite

Com tema: “Pensar e gerar um coração aberto ao mundo”, a terceira noite do novenário teve por presidente, o Pe. Nilo Vicente, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

4ª noite

Com tema: “A Igreja é chamada a ser um artífice de paz”, a quarta noite do novenário teve por presidente, o Pe. Mairton Marques, Pároco.

5ª noite

Com tema: “A coragem liberta. O medo escraviza”, a quinta noite do novenário teve por presidente, o Pe. Luiz Cláudio Pereira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

6ª noite

Com tema: “A missão evangelizadora se concretiza na fé, na esperança e na caridade”, a sexta noite do novenário teve por presidente, o Pe. Ariosvaldo Aragão, Cura da Catedral Metropolitana e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

7ª noite

Com tema: “Compromisso cristão com a saúde”, a sétima noite do novenário teve por presidente, o Fr. Orlando dos Santos, Administrador Paroquial da Paróquia São Pedro, em Ibicuí e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

8ª noite

Com tema: “A cultura do encontro é o caminho que dá esperança”, a oitava noite do novenário teve por presidente, o Pe. Nailson Gonçalves, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Nova Canaã e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques.

9ª noite

Com tema: “A cultura do encontro é o caminho que dá esperança”, a última noite do novenário teve por presidente, o Pe. Frenilson Brito, Reitor do Seminário de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias e por concelebrante, o Pe. Mairton Marques; também estiveram presentes os Seminaristas da etapa filosófica.

Texto adaptado: PASCOM Paroquial