Em 1986, a Arquidiocese de Vitória da Conquista criou o Instituto Filosófico para ocupar-se com a formação intelectual dos candidatos ao sacerdócio segundo as orientações da Igreja. Dentro desta perspectiva, organiza-se o bacharelado em filosofia com os seguintes objetivos:

– oferecer aos estudantes uma formação filosófica básica e global em vista de seus futuros projetos acadêmicos (ingresso no estudo da teologia, inscrever-se em programa de licenciatura para habilitar-se ao ensino de filosofia no 2º grau, seguir estudos de pós-graduação, etc.);

– promover o estudo das disciplinas filosóficas segundo o seu peculiar método de busca da verdade em vista de sólidos fundamentos que permitam aos estudantes um diálogo fecundo com a teologia, com o mundo contemporâneo e um adequado conhecimento da pessoa humana, da sociedade hodierna, da realidade e de Deus (FPIB 147, 154; OT 15; PDV 52; OEFT p. 59).

– despertar e educar o aluno ao estudo e à informação, ao rigor metodológico, à reflexão crítica, ajudando-o a criar hábitos de reflexão e sistematização dos problemas filosóficos (OEFT pp. 59-60) para um diálogo aberto e maduro com as formas de saber e pensamento atuais. Além disso, através da mediação das ciências humanas e sociais, visa-se ainda capacitar o estudante para a análise e compreensão da realidade em suas estruturas e dinamismo profundos (FPIB 147, 149, 154, 156).

 

Condições de admissão

  1. Com a parceria firmada entre o Ação Educacional Claretiano (AEC) e o Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, para admissão ao Curso de Bacharelado em Filosofia, o aluno deverá ter concluído o Segundo Grau e ser aprovado em vestibular oferecido pela Instituição Claretiano. Caso opte apenas pelo curso Livre, poderá se inscrever diretamente no Instituto de Filosofia e seguir os termos de admissão (avaliação de conhecimentos gerais e de documentação).
  2. Os candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa devem ser apresentados pelo bispo diocesano ou seu respectivo superior. De todos os candidatos, exigem-se: que aceitem as características peculiares de um curso voltado para a formação sacerdotal e ter concluído a formação média.
  3. O aluno efetua sua matrícula no curso de graduação em Filosofia da AEC. No ato da inscrição (Instituto) o aluno deve apresentar os seguintes documentos em duplicata: fotocópia da Certidão de Nascimento; fotocópia da cédula de identidade; CPF; duas fotos 3×4 atuais; fotocópia do histórico escolar do segundo grau; o certificado de conclusão do Ensino Médio e Carteira de reservista que serão enviados para a Instituição Claretiano.
  4. Os alunos que se transferem de outras faculdades devem apresentar histórico especificado das matérias cursadas e submetê-lo a análise da Faculdade Claretiana, podendo ser dispensados da frequência e dos exames das disciplinas que contemplem, o mínimo exigido, do conteúdo programático, carga horária e média das respectivas disciplinas oferecidas. O candidato que tiver concluído um curso superior poderá buscar a modalidade de segunda graduação.
  5. Os alunos que tenham feito ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, poderá concorrer ao PROUNI – Programa Universidade para Todos – junto à Instituição Claretiano.
  6. Mais informações sobre as características e exigências do curso Claretiano: clique aqui