Considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus; vistas as atualizações vindas das autoridades e profissionais da saúde, dos municípios, dos estados e da federação, devendo a comunidade cristã colaborar com oportunas ações para limitar a difusão do vírus, estabelecemos as seguintes recomendações pastorais para Arquidiocese de Vitória da Conquista.
- Seja suspensa a realização de encontros, assembleias, procissões, caminhadas, celebrações e outros eventos que contribuam para aglomerar quantidades de pessoas além do permitido pelas autoridades públicas.
- Sejam multiplicadas as celebrações eucarísticas e da Palavra para atender às demandas mais reduzidas de fiéis.
- Sejam suspensos os mutirões de confissão com grande afluxo de pessoas programados paras próximas semanas e seja organizado o atendimento de modo que os fieis não fiquem impedidos de receber o perdão sacramental.
- As pessoas idosas e enfermas prefiram acompanhar as celebrações transmitidas através das TV’s, Rádios e das Redes Sociais.
- A catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos, seja suspensa.
- Ficam mantidas as orientações pastorais dadas no dia 28 de fevereiro de 2020; a sagrada comunhão dada somente em uma espécie e na mão, seja omitido o rito da paz e evitados os gestos de dar as mãos durante o Pai Nosso e em outros momentos.
Rezemos confiantes a Deus, Pai das Misericórdias, e a Jesus Cristo, Nosso Bom Pastor; peçamos a intercessão de Nossa Senhora das Vitórias e de todos os padroeiros de nossas paróquias e comunidades para que nos socorram nesta hora de grande tribulação.
Vitória da Conquista, 14 de março de 2020
+Josafá Menezes da Silva
– Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista