Prot. N. 0134/2021
Circular 0010/2021

Aos Padres, Diáconos, Religiosos e Fiéis da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

“Dai a César o que é de César,
e a Deus o que é de Deus.”
(cf. Mc 12,17)

A Solenidade de Corpus Christi (Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo) ressalta a nossa fé na presença real de Nosso Senhor Jesus na Eucaristia. Transcorridos os dias da Páscoa, a Igreja se une para reavivar e manifestar a sua fé na Santíssima Eucaristia. Neste ano, a Solenidade acontecerá no dia 3 de junho.


Estamos inseridos num estado de direito, a sociedade civil por vezes se organiza sem pensar na dimensão da fé de seus cidadãos. Conclamamos aos fiéis católicos a unirem-se em oração neste dia, os que puderem abstenham-se do trabalho e dediquem conveniente tempo de oração pessoal em visita ao Santíssimo Sacramento numa igreja/capela mais próxima.


Recomendamos aos Párocos e Administradores Paroquiais a multiplicarem os horários das Celebrações Eucarísticas neste dia, para que maior número de fiéis possa participar. E que sejam transmitidas pelos meios de comunicação social.


Após uma das Celebrações, as Paróquias verifiquem a oportunidade de conduzir o Santíssimo Sacramento pelas ruas do território paroquial, sem aglomeração de pessoas, contando somente com os veículos indispensáveis para o apoio do canto e da segurança, pedindo que Jesus abençoe as famílias e as proteja dos males da pandemia.


Os fiéis poderão acompanhar a passagem do Santíssimo Sacramento desde as janelas, sacadas e varandas dos seus lares rezando e colocando algum sinal ou símbolo externo como expressão de nossa fé. Pedimos aos fiéis, que em seu amor a Jesus Eucarístico, e buscando conter esse mal que nos assola, não sigam o cortejo com o Santíssimo Sacramento, mas, manifestem de suas residências sua mais genuína fé.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, no 1º dia do mês de junho do Ano do Senhor de 2020, memória de São Justino, mártir.

Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista


Pe. Técio Andrade Lima
Chanceler do Arcebispado