Na tarde desse domingo, 20/9, Dom Josafá Menezes da Silva, visitou a cidade de Poções para tratar sobre questões referentes à restauração da Matriz.
A reunião aconteceu com, o Pároco, Mons. Uilton Pereira da Silva, o Vigário, Pe. Uatos Pires Pereira, a Comissão Técnica – arquitetos e engenheiros – e a Comissão de Arrecadação para Restauração da Paróquia do Divino, onde foram apresentados o projeto arquitetônico e estrutural para dar prosseguimento ao percurso do processo de início das obras.
O projeto da Igreja Matriz de Poções tem como eixo central a máxima conservação do templo, mantendo sua identidade histórica e visual. Por isso, a parte externa, sobretudo a fachada frontal, será conservada na sua totalidade.
Na parte interna haverá uma ampliação para o fundo. Será ampliado o arco do cruzeiro, conservando ao máximo sua originalidade. Será aberto um arco semelhante onde é o altar hoje, dando acesso ao novo presbitério que ocupará o lugar da atual sacristia. Nas laterais do presbitério estará de um lado o Santíssimo e do outro a Pia Batismal, enfatizando a iniciação cristã.
No que toca ao telhado, será conservado sua elegância e beleza. Partindo sempre do conceito da conservação. Foi pensado também o projeto de climatização, que será executado junto com o telhado para gerar mais harmonia na obra.
Em suma, a igreja Matriz de Poções será conservada em sua identidade histórica, tendo uma ampliação, visando o maior conforto e acolhida do Povo de Deus.
Terminada a reunião, Dom Josafá celebrou a Santa Missa, assistido pelos diáconos: João Cambuí e Manoel Elias, que foi transmitida pela Rádio Liberdade e pelas redes sociais. O Arcebispo falou sobre o processo da restauração nas duas rádios da cidade.